Seguidores

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

24 de janeiro de 2011 (Evangelho segundo Mateus)



ISSO É DIFÍCIL!



“Então Pedro veio a Ele e perguntou-lhe:

Senhor, quantas vezes eu devo perdoar um irmão

que pecar contra mim?

Sete vezes?”

Mateus 18.21 Viva



Você já pediu desculpas para alguém? Foi fácil? Certamente você diria que não! Mas tem outro tipo de reconhecimento que é muito mais difícil do que pedir desculpas: é o pedido de perdão! Com sinceridade, você costuma pedir perdão ou pedir desculpas quando erra com alguém?



“O perdão é algo maravilhoso, até que eu tenha que concedê-lo”.



Existe diferença entre as “desculpas” e o “perdão”! O dicionário diz que estas palavras são sinônimas, já na prática percebemos um sentido mais profundo quando se deseja usar a palavra “perdão”. É difícil até olhar nos olhos do outro!



Geralmente desculpas soam como um mero atenuante, ou seja, algo que tenta diminuir a culpa sem exigir maiores esforços próprios. Em outras palavras, é como se o culpado apenas sentisse remorso, mas que não deseja mudar suas atitudes. Já o perdão parece expressar o sentimento de “arrependimento”. É essa condição que torna seu uso tão difícil, pois exige de nós mudança interior. Normalmente as pessoas se sentem humilhadas com esse gesto e acabam optando por não se redimir com o ofendido, o que piora o resultado.



É certo que ambas as situações são passiveis de perdão pelo ofendido, mas o que quero ressaltar aqui é a disposição do coração. As palavras realmente serão sinônimas se houver uma disposição em reconhecer seu próprio erro e, portanto, ambas se afunilam em “arrependimento”. O arrependido não mede esforços para transmitir o seu interesse em consertar o que fez.



Jesus Cristo sabia da dificuldade que envolve o perdão e, diante da pergunta de Pedro, nos ensina que não há limites em aceitar de volta aquele que vem com um coração quebrantado. É assim que Ele age conosco e é assim que deseja que façamos com o nosso próximo.



A grande questão aqui não está no tamanho do problema, mas está no desejo de ver uma vida redimida. Normalmente não acreditamos na sinceridade do arrependido e muito menos na possibilidade de que o “individuo” mude de vida. E é aqui que consigo ter uma idéia melhor do que realmente significa “graça”.



Pense Nisto



O Senhor tem nos perdoado muito além do que merecíamos, por isso “de graça recebestes, de graça daí”. Vamos nos esforçar neste propósito? Recebas o perdão que há em Cristo Jesus e compartilhe essa graça em seus relacionamentos.



Ore



“Meu Senhor muitas vezes o orgulho, a vaidade a soberba, me impedem de manifestar ao meu próximo que eu já conheço a Salvação através de Teu Filho Jesus. Tem misericórdia de mim, porque sou duro de coração! Coloca o Teu coração em mim, para que eu sinta o que Senhor sente pela vidas ao me redor. Em Nome de Cristo Jesus. Amém”



Hagton

www.umbet.org.br


“Then Peter came to Jesus and asked, ‘Lord, how many times shall I forgive my brother or sister who sins against me? Up to seven times?’” (Matthew 18.21 NVI)

2 comentários:

  1. Servo a Paz do Senhor...
    Muito interessante, útil e edificante...
    Já estou seguindo...

    oikodomei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amado Pastor Rogério e família, a paz do Senhor Jesus!
    Gostei muito do Blog.
    E muito deste artigo que nos fala de Perdão. O perdão é um cancelamenteo da dívida. E tanto para quem perdoa quanto para quem pede perdão é preciso essa regrinha que o SENHOR JESUS nos ensinou:
    "Faça pelos outros o que você quer que façam por você (MT 7. 12)"

    Meu querido esse artigo assim como todo o blog, muito me edificou.
    Deus o Abençoes!

    ResponderExcluir

Minha lista de blogs