Seguidores

terça-feira, 5 de julho de 2011

JESUS, HOMEM E DEUS: UMA DISCUSSÃO PENTECOSTAL ASSEMBLEIANA
Marcadores: APOLOGÉTICA
Ícone retratando o Primeiro Concílio de Niceia (Wikipédia)


As últimas agendas (e as próximas) me impediram de estar mais antenado com os últimos acontecimentos na blogosfera evangélica, tendo em vista a necessidade de preparar material para os eventos e me dedicar ao estudo e à oração.

Acontece, que tem coisas que fazem tanto "barulho" (no bom sentido), que não dá para ficar sem tomar conhecimento dos fatos.

Uma discussão teológica não muito nova ressurgiu, e desta feita no meio assembleiano, entre jovens, mas valorosos pastores, pensadores e escritores pentecostais, sobre "As duas naturezas de Cristo".

Os envolvidos diretamente na discussão são os pastores Ciro Zibordi, Luíz Filipe, César Moisés e Silas Daniel. Não tive a oportunidade de conhecer ainda o pastor Luís Filipe, mas os demais são por mim conhecidos, com quem desfruto uma amizade edificante e sincera.

Desde os gnósticos, com o seu docetismo, o combate ao movimento feito pelo apóstolo João e a desfesa ardente de Irineu da encarnação do Verbo, da possibilidade de um Deus sem paixões, pensada por Clemente, da resistência de Tertuliano a esta ideia, do modalismo de Práxeas em torno da Trindade, combatido também por Tertuliano, do subordinacionismo da pessoa de Jesus ensinado por Ário na controvérsia a respeito da Trindade, da reação firme de Alexandre a este ensino, da salvação dependente da deificação (theosis) do Verbo encarnado, defendida por Atanásio, ao longo da história em em vários concílios, o assunto que emerge na blogosfera evangélica já foi exaustivamente discutido.

Até onde deu para entender, a discussão começou com a publicação de um post no blog do pastor Ciro Zibordi, em 13/10, sob o título "Coisas que a Bíblia não diz (2)", onde o pastor LuísFilipe escreveu um comentário, discordando da posição do pastor Ciro.

O referido comentário foi publicado no blog do pastor Luiz Filipe sob o título "Jesus, 100% homem e 100% Deus", com data de 13/10 (a mesma data da publicação do post no blog do pastor Ciro), onde consta um comentário publicado pelo pastor César Moisés.

No dia 18/10, em seu blog pessoal, o pastor César Moisés publicou o post "Uma Exposição Bíblica, Teológica e Histórica, sobre a Divindade e Humanidade de Jesus", apoiando o ponto de vista do pastor Luíz Filpe, com já tinha feito no comentário já citado, e no dia 19/10 publicou outro post intitulado "Stanley Horton - Maior Autoridade da Teologia Pentecostal - Afirma: "Jesus era 100% Deus e 100% Homem".

No dia 21/10, foi a vez do pastor Silas Daniel entrar na discussão, publicando em seu blog o post "Jesus é 100% Homem e 100% Deus".

Todos os posts acima citados, e outros que surgiram da discussão em torno do tema estão listados abaixo:

PR. CIRO ZIBORDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs