Seguidores

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011


Estudo Bíblico para o culto de doutrina da Igreja Betel Brasileiro Geisel

Tema: Absalão: Rebeldia,
pecado que gera morte
2 samuel 15:1-16
"Tão somente não sejais rebeldes…"Números 14: 9.
O comportamento humano é uma das coisas mais complexas para se entender. Pessoas que tiveram uma boa educação formal às vezes não conseguem sucesso na vida e partem para a criminalidade. Outras, que vieram de origem muito simples, apesar de tantas oposições naturais, se sobrepõem às adversidades e constroem uma vida feliz. Viver num palácio ou morar num casebre não justifica a má conduta de uma pessoa.
Essa questão de mau comportamento, que resulta em más atitudes, pode ser vista na vida de Absalão. Ele era filho do rei Davi. Apesar de viver num verdadeiro ambiente de luxo, possuir tudo que precisava, a Bíblia não esconde o seu mau comportamento que terminou com sua morte trágica. Hoje vamos estudar a vida deste moço.

I – A PERSONALIDADE DO REBELDE

Nem sempre o significado do nome está relacionado à personalidade da pessoa. Por exemplo, o nome de Absalão, que quer dizer "o pai da paz", nada tem a ver com a sua personalidade.Suas atitudes revelam que ele era uma pessoa de difícil relacionamento. É fácil vermos isso em seu comportamento através de duas características de seu caráter. Vejamos:
a) Coração cheio de ódio, II Sm 13: 22. Tomando conhecimento de que Amnon havia cometido um incesto, forçando Tamar, sua irmã, Absalão o odiou e, depois de dois anos, o matou. Absalão deveria ter perdoado seu irmão. Mas, sua maldade foi tão grande que a morte de Amnom foi premeditada. Absalão teve frieza para traçar todos os planos e executá-los, v. 30. O coração do perverso é cruel, Pv 12: 10. Nenhum erro justifica o ódio e rancor de uma pessoa contra alguém. "Aquele que diz está na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas", I Jo 2: 9;
b) Coração astucioso, 15: 3. Absalão era muito sagaz. Colocando-se à entrada do palácio de Davi, com falsidade, enganava as pessoas que vinham falar ao rei. Seu objetivo era desestabilizar o governo de Davi e chegar ao trono. Quantos que não usam da astúcia e falsidade para conseguir uma promoção ou algo semelhante? SI 119: 118. Absalão tinha um coração ambicioso, 15: 6. A ganância e a sede pelo poder marcaram a vida desse moço. Chegou ao extremo de furtar a confiança paterna como fruto de um coração dominado pela ambição.

II – POSSÍVEIS CAUSAS DA REBELDIA

Absalão era uma pessoa complicada e cheia de ranco­res. Vale ressaltar que, pelo menos, dois fatores contribuíram para que esse moço se tornasse um indivíduo revoltado. Essas mesmas razões explicam por que muitas pessoas são dominadas pelo espírito de rebeldia e vivem insatisfeitas em suas casas e até mesmo na igreja.
a) Um pai que não resolveu problemas entre os filhos, 13: 23.Teria o rei Davi conversado seriamente com Amnon para deixá-lo ciente de seu pecado e puni-lo? Talvez isso nunca acontecera. Quem sabe Absalão esperasse que o rei punisse o infrator, ainda que fosse o seu próprio filho. Não vendo isso, resolveu fazer justiça com as próprias mãos. Quantos pais que não têm coragem de dialogar com os filhos e de aplicar a disciplina no momento certo. E mais tarde essa situação pode frustar filhos e introduzir a revolta em seus corações.
Algumas lições bíblicas para ajudar os pais no relaciona­mento familiar:
a) Não tratar com favo­ritismo a um dos fi­lhos;
b) Levar em considera­ção a individualidade dos filhos e respeitá-la;
c) Não provocar a ira dos filhos, Ef 6: 4a; Cl 3: 21;
d) Zelar pela educa­ção cristã no lar, Ef 6: 4b.
b) Um pai que não acompanha de perto seus filhos. Embora o problema já tivesse acontecido havia dois anos, Davi não observava que o ódio era grande no coração de Absalão, II Sm 13: 22. Ele se tornou um tipo difícil: calado e aborrecido em seu relacionamento com Amnon.
O fato de Davi não corrigir Amnon parece dar a entender que o rei Davi se esquecera do problema. Essa é uma tendência do ser humano quando não quer resolver um problema que envolve sentimento, amizade, companheirismo, família, etc, e até mesmo porque a pessoa errada é amiga. O silêncio de Davi causou grande revolta em Absalão. A falta de correção de um erro pode gerar outros maiores ainda. Os pais têm a grande responsabilidade de estar sempre avaliando o com­portamento de seus filhos.

III- O PROBLEMA DA REBELDIA HOJE

Infelizmente, a rebeldia ainda predomina em nossos dias. Há nações, igrejas, lares e pessoas rebeldes. Satanás é o responsável direto por este mal que tem destruído o mundo, causando discórdias na família, igreja e sociedade.
Analisemos três princípios que estão sendo quebrados:
a) Princípios familiares. Os lares estão se desestruturando. Em alguns há brigas e separações que revoltam os filhos; noutros, falta comunhão, fidelidade e amor, gerando um desinteresse pela vida em família. E há o caso dos filhos que não querem viver sob a autoridade dos pais, Lc 15: 13; E também encontramos muitos pais que não querem exercer sua autoridade sobre os filhos.
b) Princípios morais. Vivemos uma época de inver­são de valores, Is 5: 20. A decadência ética e moral está marcando nosso século;
c) Princípios religiosos. O diabo tem levado milha­res de pessoas a se oporem à vida religiosa, questionando a existência do Criador, SI 42: 3, 10; Elas têm o seu entendimento cegado, II Co 4: 4.
E o que dizer da rebeldia que infelizmente existe nas próprias igrejas? De crentes desobedientes e revoltados que podem estar sendo atingidos pelos dardos do diabo, Ef 6: 16.
O pecado gera a morte. Absalão, depois de matar o irmão, revoltou-se contra Davi, seu pai. Promoveu um levante e Davi teve de fugir de Jerusalém. Nesse conflito, perseguido pelo exército de Davi, Absalão teve morte trágica, II Sm 18: 9. A rebeldia jamais trouxe qualquer vantagem. Por isso, seja um crente submisso a Deus e às autoridades constituídas.

CONCLUSÃO

Que conquistas terá um filho desobediente? Ou um crente rebelde em suas atitudes? Ou pais que não exercitam sua autoridade espiritual na vida familiar? Certamente que nenhuma conquista ou sucesso obtido. O sucesso dos filhos e crentes depende da prática da honra. Quem sabe honrar aqueles que foram constituídos por Deus sobre sua vida, será honrado também pelo Senhor.
Na próxima semana estudaremos sobre o tema: Salomão, Tesouro de sabedoria. Não perca.
Pr. Josias Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs